?> Administracao de condominio - Administracao de condominio;condominio;em Brasilia/DF
< ADMINISTRA CONDOMINIO - Administração de Condomínios em Brasilia/DF
Você está aqui: HomeNotícias › Notícia completa
21/08/2013 às 16:01
BARREIRAS CONTRA FOGO

Diante de varios incendios este mes no Distrito Federal, a Administra Condomino dá algumas dicas.

Extintores e equipamentos de segurança contra incêndio muitas vezes acabam esquecidos e sem os cuidados necessários. As portas corta-fogo são talvez os itens que menos atenção recebem de síndicos, zeladores e administradores de condomínios. O objetivo dessas portas é impedir a passagem de fumaça, calor e gases tóxicos para as escadas de um prédio. Para atingir esse objetivo, elas devem permanecer sempre fechadas. "Se houver um incêndio e uma porta estiver aberta todo o edifício pode ser comprometido"Como aconteceu no Top Mall, onde uma empresa fechou o acesso pelas escadas de incendio utilizando-a para outro fim.
A única situação em que uma porta corta-fogo pode ficar aberta é em modelos equipados com travas eletromagnéticas: as pessoas circulam livremente pelas escadas; se houver um incêndio e soar o alarme, todas as portas, que são imantadas, se fecham ao mesmo tempo.
Prédios com apenas uma porta corta-fogo no acesso às escadas são dotados do modelo PCF-P90, que resiste a 90 minutos de fogo. Prédios com duas portas, formando uma ante-câmera, com duro para saída da fumaça, podem ter dois modelos PCF-P60 (resistem a 60 minutos de fogo). As portas têm estrutura metálica de zinco, com recheio de lã de fibrocerâmica ou lã de rocha, materiais não combustíveis. "A porta corta-fogo não pode ser molhada, com risco de perder suas características", alerta o capitão Guberovich. Alguns modelos possuem cobertura final de eucatex.
Uma simples inspeção pode ser feita periodicamente nas portas do edifício. Abrindo a porta num ângulo de 450 , quando solta ela deve fechar bem, sem que se precise puxá-Ia. As portas não podem ter frestas maiores do que 10 milímetros, tanto nas laterais, como embaixo ou em cima. Buracos nas folhas diminuem o tempo de proteção exercido pelas portas. Nesse caso, é recomendável procurar empresas especializadas para reparar os danos.
Verifique se as portas corta-fogo têm, junto ao batente, um selo de conformidade com a ABNT (para as mais antigas) ou Inmetro
(para as novas).

Veja mais sobre Dicas Administra [+ notícias]

2ª VIA DE BOLETO

 

Forum Administra Condominio

Entre e deixe o seu comentario em nosso livro de visitas!

>
Noticias Mundo